TOPO Header Ads

Castilhense representará o Instituto Federal Farroupilha e Júlio de Castilhos no XII CASI, em Santa Catarina

O SOM QUE VOCÊ OUVE É DA RÁDIO CIDADE1 COM NOTÍCIAS E PROGRAMAS MUSICAIS - SE DESEJAR DESLIGAR BASTA PAUSAR O PLAYER. OBRIGADO
Nos dias 05 e 06 de dezembro de 2019, estará acontecendo o XII Congresso de Administração Sociedade e Inovação, em Palhoça, na Grande Florianópolis.

O trabalho intitulado TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE DO ÍNDICE DE DISCLOSURE DOS ESTADOS BRASILEIROS NO ANO DE 2017, de autoria da castilhense LUCIANE PEREIRA AJALA, Bacharela em Administração pelo Instituto Federal Farroupilha, Campus de Júlio de Castilhos, professores: Paulino Varela Tavares e Bruna Márcia Machado Moraes foi aprovado na modalidade Artigo, para apresentação no evento XII Congresso de Administração Sociedade e Inovação (XII CASI).

Um pouco sobre a CASI
A origem do CASI ocorreu em 2007 com a ideia principal de oferecer cursos, palestras e atividades de pesquisa e extensão com a participação de alunos de graduação e professores do curso de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Volta Redonda, RJ.

Em 2018, foram 808 submissões e 532 aprovações, uma taxa de 66% de aprovação. Os trabalhos com melhores avaliações receberam a indicação para publicação em um dos 10 periódicos científicos que estão participando do fast-track desta edição.

Para a edição de 2019 o evento ampliou suas áreas temáticas de 10 para 13 e conta com coordenadores de instituições como: UFF, UFJF, UFG, UERJ, UFTP, ECEME, UFSC, UFMS, USP. Em parceria com a Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (FATENP).

Sobre o estudo da castilhense: 
O objetivo deste estudo consiste em construir um índice de Disclosure dos 26 Estados brasileiros e Distrito Federal, e correlacionar com os pareceres dos Tribunais de Contas dos Estados. 

Esse estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de abordagem quantitativa e de caráter explicativo. Com relação à pesquisa nos Websites, a amostra do estudo consistiu nas informações divulgadas pelos Governos dos Estados e Distrito Federal em suas páginas eletrônicas. No que se refere ao índice de Disclosure, utilizou-se um modelo adaptado de Avelino (2011). Os resultados mostraram que os Estados com o índice de Disclosure acima da média do Brasil que é 0,6 foram os estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Mato Grosso e os estados com o menor índice foram Amapá, Goiás, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Piauí e Maranhão. 

Correlacionando os resultados obtidos com as prestações de contas pelos Tribunais de Contas de Estados, cerca de 80% não disponibilizaram seus pareceres referentes ao exercício de 2017, até o presente momento da pesquisa.





Texto: Caio Portela 
Foto: Luciane pereira AJala/Arquivo pessoal
Com informações: CASI e Luiciane Pereira

Tecnologia do Blogger.