TOPO Header Ads

Do IFFar - Plantas medicinais e condimentares: essa planta é boa para quê?

Desde 2017 o NEA Arapuã vem desenvolvendo o projeto "Plantas medicinais e condimentares: essa planta é boa para quê?", coordenado pela professora Tatiana Balém. Uma das ações do projeto é o Horto Relógio do Corpo Humano, em formato de mandala que está localizado ao lado do prédio A.

Esse horto tem por objetivo a coleta das folhas e pequenos ramos para fazer a infusão ou colocar no chimarrão. As plantas estão devidamente identificadas nesse local. Em breve as espécies receberão umas placas com orientações do uso.  Esse horto não tem o objetivo de retirada de mudas.

A segunda ação do projeto é multiplicação e distribuição de mudas que acontece com o horto matrizeiro, localizado logo acima das estufas na horta. Essas mudas são distribuídas via projeto de extensão que está em andamento com a comunidade externa: 1- em eventos do campus; 2- grupos de hipertensos vinculados às ESFs (Estratégias de Saúde da Família); 3- produtores de leite (plantas medicinais para serem usadas no rebanho).

Orientações para preparar o chás que estão na Mandala:

1- boldos, alcachofra e losna, devem ser macerados e colocados na água fria, para problemas de estômago e digestivos;

2- os demais são preparados via infusão: A infusão é o preparo do chá em que as ervas ficam na xícara e a água fervente é jogada sobre as ervas, deixando a mistura descansar por 5 a 15 minutos,  tampada para abafar o vapor. Esta técnica preserva o óleo essencial das plantas, preservando assim as características medicinais.

Mais informações podem ser obtidas com os integrantes do projeto.


Do IFF (Link de Origem)
Tecnologia do Blogger.