TOPO Header Ads

Câmeras registram queda de meteoro de magnitude elevada no RS

Objeto tinha magnitude de -9.7 e teria explodindo sobre a fronteira do estado com o Uruguai. Medidas e a velocidade do bólido não podem ser estimadas.

Câmeras instaladas em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, registram a queda de um meteoro de magnitude elevada na madrugada deste domingo (27).

De acordo com o pós-doutor em Engenharia e diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), professor Carlos Fernando Jung, responsável pela captura das imagens, o objeto tinha magnitude de -9.7, e teria explodido sobre a fronteira do estado com o Uruguai por volta das 00h57.

As medidas e a velocidade não podem ser estimadas por conta de apenas uma câmera ter registrado o bólido. Segundo Jung, bólido é o nome dado ao meteoro quando ocorre a explosão. São meteoros que possuem uma magnitude igual ou superior a -4 e forma de uma "bola", daí vem o nome popular de "bola de fogo"

Não é a primeira vez que esse tipo de fenômeno acontece no estado neste ano. Segundo Jung, a falta de dados impossibilita a associação dos acontecimentos a algum asteroide ou cometa que tenha passado.

"Estes registrados não causaram danos. Mas, obviamente caso venham a cair em solo podem resultar em danos", explica o professor.


Fonte e foto: G1
Tecnologia do Blogger.