TOPO Header Ads

Confira a ordem de apresentação do 7º Manancial Missioneiro da Canção

Até a meia noite do dia 4 de maio, data do encerramento das inscrições, 328 composições foram inscritas, ultrapassando as outras edições que já foram realizadas. Apesar da ajuda de custo ter um valor baixo, considerando outros eventos semelhantes que ocorrem em todo o Rio Grande, ficou evidente que existe um contingente de artistas, poetas e músicos, que apesar das dificuldades priorizam a arte, o companheirismo e o prazer de concorrer e de mostrar seu trabalho em um festival desta natureza. As inscrições chegaram dos quatro cantos do estado, inclusive de fora do Rio Grande do Sul.
O festival da Bossoroca, criado em 1990, supriu uma lacuna deixada pelo desaparecimento de inúmeros eventos semelhantes que existiam na região, e solidificou-se em razão de ser realizado em uma cidade, que acolhia com carinho e amizade, a cada participante que aqui chegava. Foi no palco do Manancial que muitos nomes, que hoje são referência na nossa música, fizeram suas primeiras apresentações, a exemplo de Wilson Pain, Cesar Oliveira, Miguel Marques, Adair de Freitas e Erlon Péricles, entre outros.
Realizado em uma época anterior à Lei de Responsabilidade, recebia recursos do Governo Municipal, sendo assim, até a 4ª edição, no ano de 1996. Já em 1999, pela primeira vez teve apoio da LIC – Lei de Incentivo à Cultura. Mas, após a 5ª edição, as dificuldades para conseguir apoiador foram cada vez maiores. As vozes do Manancial silenciaram até o ano de 2012, quando aconteceu a 6ª edição, que foi realizada graças ao apoio da Coopatrigo e da Camil Alimentos, da cidade de Itaqui.
E agora, seis anos depois, mais uma vez “as vozes do pampa gaúcho, voltam a brotar das fendas do chão”. É a 7ª edição que acontecerá nos dias 29 e 30 de junho e desta vez com o apoio cultural das Lojas Becker, importante incentivadora de eventos na região missioneira, através da Lei de Incentivo à Cultura do estado do RS. O Manancial terá um formato mais enxuto, sendo realizado em dois dias, sexta e sábado e em um ambiente diferente, já que sempre foi realizado no ginásio de esportes.
Como já foi dito, esta edição será, antes de tudo, uma oportunidade de reencontrar antigos amigos e fazer novas amizades. Por esta razão a diretoria da ACB prepara-se para receber os participantes e comunidade e, mais uma vez, realizar um evento que fique na história de Bossoroca, mostrando porque a Buena Terra Missioneira é conhecida como “referência cultural das Missões”.

Ordem de apresentação das composições classificadas na 7ª edição do Manancial Missioneiro da Canção.
Dia 29/06 - Sexta - feira
1 - Quando o frio da alma esfria a gente - Bossoroca / Santiago
2 - Entre a ponte e o lajeado - Santo Antônio das Missões / Tupanciretã
3 - Aí vem chuva - Santo Ângelo
4 - Canto pueblo - Santa Maria
5 - Churieiro - Uruguaiana / Santa Rosa
6 - Eu sou missioneiro - Bossoroca / Santo Ângelo.

Dia 30/06 - Sábado
1 - A palavra - Encruzilhada do Sul / Pelotas
2 - Missioneira - Restinga Seca / Santa Maria
3 - A nossa herança - Sapiranga / Araricá
4 - Porteiras fechadas - Rosário do Sul
5 - De rosas, Marias e Anitas - Santo Ângelo
6 - O interior que há em mim - São Leopoldo


Fonte: Prefeitura deBossoroca
Tecnologia do Blogger.