TOPO Header Ads

Realizado o desfile Farroupilha em Júlio de Castilhos

Na tarde de 20 de setembro ocorreu em Júlio de Castilhos o tradicional Desfile Farroupilha que reuniu centenas de cavalarianos pelas principais ruas da cidade e mais de mil pessoas prestigiando o desfile.
O Desfile Farroupilha contou com mais de 10 (dez) Entidades Tradicionalistas participantes que desfilaram com seus cavalarianos, carros e caminhões mostrando um pouco da cultura Gaúcha e apresentando suas prendas e peões destaques.

Os Festejos Farroupilhas deste ano de 2018 teve como tema o “Tropeirismo” - Contribuição para a formação da Identidade Sul-Riograndense. O Tropeirismo foi um ciclo econômico, social e cultural, e um dos principais responsáveis pela formação da identidade do povo gaúcho. Este movimento de ir e vir de pessoas de diversas regiões sul-americanas, cada um com seus costumes, valores, crenças, saberes, agregaram ao homem residente no Rio Grande do Sul uma bagagem cultural que influenciaria num perfil típico do gaúcho atual.
A importância deste tema para os festejos farroupilhas de 2018 no Rio Grande do Sul, é recolocar a figura humana do tropeiro, que por muito tempo ficou oculto em nossa história tradicionalista, em seu devido lugar de destaque.

O tropeiro aos poucos foi se aquerenciando por aqui, adquirindo terras, originando estâncias, contribuindo para a ocupação territorial definitiva do Rio Grande do Sul.

Após o desfile foi entoado o Hino Rio Grandense e o Prefeito João Vestena realizou a extinção da Chama Crioula, encerrando os Festejos Farroupilhas 2018.




Foto: Prefeitura M. de JC e Terezinha Sathes
Com informações da prefeitura municipal de Júlio de Castilhos

Nenhum comentário

O Site DeTudoNaNet não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado. Obrigado

Tecnologia do Blogger.