TOPO Header Ads

Realizada a abertura da Semana Farroupilha 2018, em Júlio de Castilhos

No começo da noite de sexta-feira, 14, aconteceu a abertura da Semana Farroupilha deste ano, em Júlio de Castilhos.

A Chama do Palanque Oficial foi acesa pelo Prefeito Municipal João Vestena, que em seguida fez seu pronunciamento, dando por aberto os Festejos Farroupilhas no município.

As entidades receberam uma centelha da chama das mãos do Prefeito Municipal e do Patrão do CTG Júlio de Castilhos, Sr. Pedro Moacir.

O tema dos festejos de 2018 é Tropeirismo.

O Tropeirismo foi um ciclo econômico, social e cultural, e um dos principais responsáveis pela formação da identidade do povo gaúcho, desde os primórdios de sua ocupação europeia pelos jesuítas na região missioneira (1626) e posteriormente por paulistas, lagunistas e portugueses que se estabeleceram inicialmente nos Campos de Viamão, formando as primeiras estâncias oficiais (1732), mediante doação de sesmarias. 

Estas estâncias tinham principalmente duas finalidades: 1- garantir pose territorial para Portugal e 2- dar suporte e invernadeiros as tropas que vinha do Sul.

Este movimento de ir e vir de pessoas de diversas regiões sul-americanas, cada um com seus costumes, valores, crenças, saberes, etc., agregaram ao homem residente no Rio Grande do Sul uma bagagem cultural que influenciaria num perfil típico do Gaúcho atual.

A importância deste tema para os Festejos Farroupilhas 2018 no Rio Grande do Sul, é recolocar a figura humana do tropeiro, que por muito tempo ficou oculto em nossa história tradicionalista, em seu devido lugar de destaque. O tropeiro, inicialmente alóctone (vem de outro lugar) aos poucos vai se aquerenciando por aqui, adquirindo terras e assim originando novas estâncias, contribuindo para ocupação territorial definitiva do RS. Alguns formaram famílias, casando-se com gaúchas e muitos de seus filhos seguiram as atividades de seus progenitores, garantindo assim, viva as lidas tropeiras de seus antecedentes. Por outro lado, serve de alerta para todos tradicionalistas, que a Tradição Gaúcha não se limita apenas ao Decênio Farroupilha, existem muitos outros elementos importantes que participaram da formação da identidade do povo sul-rio-grandense.

Patrono
Artista gaúcho com projeção internacional, Renato Borghetti foi escolhido para ser o patrono dos Festejos Farroupilhas 2018. A proposição ocorreu por iniciativa do secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Victor Hugo, e do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro.
Momento emocionante: Prendinha de 06 anos declamou durante o Evento 

Veja mais e a programação dos festejos em Júlio de Castilhos AQUI



Edição e fotos: Caio Portela

OUÇAM NESTE SÁBADO, 15, DAS 08H ÀS 10H, PROGRAMA ESPECIAL DE SEMANA FARROUPILHA NA RÁDIO CULTURA FM (Apresentação de Caio Portela)

Nenhum comentário

O Site DeTudoNaNet não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado. Obrigado

Tecnologia do Blogger.