TOPO Header Ads

Confira como serão os Festejos Farroupilhas deste ano


Tema dos Festejos Farroupilhas 2018
Tropeirismo - Contribuição para a formação da Identidade sul-rio-grandense

Introdução e justificativa
O Tropeirismo foi um ciclo econômico, social e cultural, e um dos principais responsáveis pela formação da identidade do povo gaúcho, desde os primórdios de sua ocupação europeia pelos jesuítas na região missioneira (1626) e posteriormente por paulistas, lagunistas e portugueses que se estabeleceram inicialmente nos Campos de Viamão, formando as primeiras estâncias oficiais (1732), mediante doação de sesmarias. 

Estas estâncias tinham principalmente duas finalidades: 1- garantir pose territorial para Portugal e 2- dar suporte e invernadeiros as tropas que vinha do Sul.

Este movimento de ir e vir de pessoas de diversas regiões sul-americanas, cada um com seus costumes, valores, crenças, saberes, etc., agregaram ao homem residente no Rio Grande do Sul uma bagagem cultural que influenciaria num perfil típico do Gaúcho atual.

A importância deste tema para os Festejos Farroupilhas 2018 no Rio Grande do Sul, é recolocar a figura humana do tropeiro, que por muito tempo ficou oculto em nossa história tradicionalista, em seu devido lugar de destaque. O tropeiro, inicialmente alóctone (vem de outro lugar) aos poucos vai se aquerenciando por aqui, adquirindo terras e assim originando novas estâncias, contribuindo para ocupação territorial definitiva do RS. Alguns formaram famílias, casando-se com gaúchas e muitos de seus filhos seguiram as atividades de seus progenitores, garantindo assim, viva as lidas tropeiras de seus antecedentes. Por outro lado, serve de alerta para todos tradicionalistas, que a Tradição Gaúcha não se limita apenas ao Decênio Farroupilha, existem muitos outros elementos importantes que participaram da formação da identidade do povo sul-rio-grandense.

Patrono
Artista gaúcho com projeção internacional, Renato Borghetti foi escolhido para ser o patrono dos Festejos Farroupilhas 2018. A proposição ocorreu por iniciativa do secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Victor Hugo, e do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro.

O nome de Borghetti foi aprovado em reunião da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, composta por representantes da Sedactel, Secretaria da Educação (Seduc), Brigada Militar, MTG e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), nesta terça-feira (25).

O músico instrumentista Renato Borghetti, mais conhecido como Borghettinho, nasceu em 1963 e aprendeu a tocar gaita-ponto aos 10 anos. Sua primeira apresentação foi aos 16 anos e, desde então, circula pelo Brasil e pelo mundo. É hoje um dos artistas brasileiros de mais sólida carreira internacional, com turnês constantes pela Europa e temporadas de shows nos Estados Unidos.

Seu disco de estreia, Gaita-Ponto, tornou-se o primeiro álbum de música instrumental brasileira a ganhar o prêmio Disco de Ouro. Foram vendidas mais de 100 mil cópias. Borghetti mescla tradição e modernidade em suas composições, com estilo inconfundível.

Atenção Entidades Tradicionalistas de Júlio de Castilhos! Envie sua programação para o Site de Notícias De Tudo Na Net e programa Conexão Geral divulgar  e registrar seu evento, dentro de nossas possibilidades e de acordo com a ordem de chegada das programações - WatsApp 55 98134 2776 ou e-mail: conexaogeral.contato@gmail.com ou detudonanet@yahoo.com.br

Confira a Programação das Festividades em Júlio de Castilhos:
14-Setembro- Recepção da Chama Crioula
Horário: 12 horas Local : Capão da Convenção

Abertura Oficial da Semana Farroupilha com a Chegada Chama Crioula
Horário: 19horas Local: Palanque Oficial – Praça Manoel Alvarenga

15-Setembro -Distribuição da Centelha da Chama Crioula aos DTGs
Horário: 08 horas Local:Ginásio de Esportes Mario Villamil de Vargas
Manhã Fandangueira
Horário: 08h 30min Local:Ginásio de Esportes Mario Villamil de Vargas

20-Setembro-2018 Desfile Farroupilha
Horário:14 horas Saída - esquina da Rua Clóvis Barros com a Av. Pinheiro Machado e culminância na Praça Manoel Alvarenga na Rua Barão do Rio Branco


Foto: Caio Portela/Arquivo de 2017
Com informações das seguintes Fontes: Portal do Estado RS,  MTG e Prefeitura Municipal de JC

Nenhum comentário

O Site DeTudoNaNet não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado. Obrigado

Tecnologia do Blogger.