TOPO Header Ads

Psicólogas castilhenses falam sobre a importância da psicologia no dia a dia das pessoas

 COMO UM PSICÓLOGO PODE ME AJUDAR? EM QUE? NO QUE?
Muita gente desconhece o que o Psicólogo realmente faz. Não é raro que associem a sua prática a espiritualidade ou então seu papel ser confundido com o de um amigo, que ouve e acolhe o sofrimento do outro sem que exista qualquer intervenção técnica sobre a situação. 
É comum também que seja confundido com o médico Psiquiatra, cujo trabalho é bastante diferente, e em muitos casos, complementar ao do Psicólogo. Há também quem acredita que o Psicólogo atende apenas gente “louca”, e por isso não há motivos para procurá-lo a menos que seja “louco”.

Pretende-se aqui, descontruir algumas ideias, buscando fortalecer e ampliar a importância do psicólogo em todos os seus meios de atuação, apresentando, de modo simplificado, um pouco do que é e em que a Psicologia pode colaborar para o bem-estar das pessoas.

Você sabe o que é um Psicólogo?
O Psicólogo é o profissional graduado em Psicologia, neste curso se estuda uma série de teorias sobre o porque das pessoas se comportarem da maneira que se comportam, maneiras de como ajudá-las a superar suas dificuldades e também ajudá-las a se desenvolverem de alguma forma.

Assim, o psicólogo é o profissional que atua contribuindo para processos de mudança, autoconhecimento, saúde e qualidade de vida.

Então, qual a função do psicólogo?
A função do psicólogo varia de acordo com o método e o campo de trabalho do profissional. Na clínica, o Psicólogo busca trabalhar as queixas associadas aos conflitos internos da pessoa, ajudando-o a compreender as causas do seu sofrimento e encontrar meios de superá-lo. Na clínica, não se atende apenas pessoas que possuem algum transtorno psiquiátrico, como por exemplo pânico, depressão, ansiedade, esquizofrenia, entre outros, mas também qualquer pessoa que esteja insatisfeita com algum aspecto da vida e queira melhorá-lo, como por exemplo, trabalho, relacionamentos, educação dos filhos, relações sociais, autoconhecimento, entre outros.

O modo como o Psicólogo irá atuar também varia de acordo com seu método e campo de atuação. O método de trabalho é baseado em sua abordagem teórica de estudos, que pode ser Cognitiva, Comportamental, Psicanalítica, Sistêmica, entre outras. Cada abordagem possui uma forma particular de compreender e explicar o comportamento humano, e a partir dessas particularidades, variam também, a forma de lidar e trabalhar os problemas levados para a clínica.

No atendimento clínico, o psicólogo deve ir em busca da origem da queixa, entendendo as necessidades específicas de cada paciente. Deve atender a um conjunto de estratégias especificas, compreendendo a forma pela qual o indivíduo lida com suas demandas, buscando sempre tornar a vida da pessoa a mais confortável possível.

A Psicologia Clínica é frequentemente praticada em um consultório, composto por um ambiente adequado para a prática da psicoterapia, composta por um ambiente agradável, com a acústica isolada, garantia de sigilo, entre outros. Mas pode também ser praticada em hospitais e até na residência do paciente, caso o paciente não tenha condições de se locomover até o consultório.

Como escolher um Psicólogo?
Muitas pessoas reclamam de iniciar terapia ou até mesmo estar há anos em terapia e não resolverem seu problema. Porém, é importante ressaltar que esta crítica não deve ser relacionada à prática da Psicologia como um todo, mas sim a relação terapêutica entre o Psicólogo e o paciente, que muitas vezes não é estabelecida. E, não havendo vínculo entre terapeuta e paciente, não se tem o alcance de resposta esperado.

Muitos Psicólogos buscam realmente ajudar seu paciente e encontrar juntos a solução real para aquilo que o faz sofrer.  É importante compreender que ser “bonzinho” não o torna melhor ou pior que outro Psicólogo, é preciso saber se suas intervenções de fato contribuíram para a melhora do paciente. Assim como, é importante saber que já ter feito terapia não significa que não precisará procurar terapia novamente em outro momento. Já que os mesmos problemas podem retornar ou novos problemas podem surgir, tornando necessária uma nova busca por terapia.
 
SABRINA DE ALMEIDA ROSSATO (CRP 07-25220)
Psicóloga, especializada em Gestão Estratégica de Pessoas, possui aperfeiçoamento em Terapia Cognitivo Comportamental e formação em Avaliação Psicológica.
Atua com atendimento clínico, organizacional e avaliação psicológica
(55) 9 9944 1651 - sabrinarossato@gmail.com

MARTHA LUCIA FLECK DE LEMOS (CRP 07-19816)
Psicóloga, especializada em Saúde Mental (crianças/ adolescentes/ adultos) e Atenção Psicossocial, possui formação em Terapia Cognitivo Comportamental
Atua com atendimento clínico e organizacional
(55) 9 9971 1985 - marthalcia@yahoo.com.br


Psicólogas no Centro de Atendimento Médico (CAM), em Júlio de Castilhos – RS
Telefone (55) 3271-2499 ou (55) 9 9999 4696



Site de Notícias De Tudo Na Net

Nenhum comentário

O Site DeTudoNaNet não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado. Obrigado

Tecnologia do Blogger.