TOPO Header Ads

Prefeitura de Santa Maria torna a sede da TV Ovo patrimônio histórico e cultural do Município

Foto de Neli Mombelli
O prefeito Jorge Pozzobom formalizou o tombamento do imóvel histórico que abriga a TV Ovo, associação sem fins lucrativos, voltada à formação audiovisual de jovens e à produção de vídeos comunitários e curtas-metragens que se propõem a registrar a memória de Santa Maria. A assinatura do decreto foi realizada na manhã de sexta-feira (06), na sede da TV Ovo, um antigo casarão localizado na Rua Floriano Peixoto, na esquina com a Rua Coronel Ernesto Beck, no Centro. Pelo documento, ficam resguardados como patrimônio histórico e cultural do Município, o sobrado construído em 1960 e a fachada do galpão anexo, datado de 1940.

O chefe do Executivo destacou a importância do imóvel – formado por duas construções no mesmo terreno – para o contexto cultural de Santa Maria, justamente por estar localizado na região do Centro Histórico do Município, formado pela Avenida Rio Branco, pela Gare da Estação e pela Vila Belga.

“A preservação deste imóvel e a transformação deste local em um centro cultural vai ao encontro do que planejamos para o Centro Histórico de Santa Maria. Pretendemos revitalizar esta região e, pela localização do prédio, sabemos da importância dele para a recuperação do entorno”, afirmou o prefeito.


A coordenadora geral da TV Ovo, Neli Mombelli, e coordenador de Produção e Comunicação, Marcos Borba, explicaram aos presentes o que se pretende para o futuro do casarão, de propriedade do jornalista Marcelo Canellas, e cedido em comodato para a associação para que o projeto Sobrado Centro Cultural possa ser executado.

“O que temos aqui é um espaço livre, multiuso, com a intenção de transformá-lo em uma grande escola comunitária de cinema, um espaço para a produção cultural e audiovisual. Um lugar com acesso a estudantes das redes municipal e estadual, com cursos gratuitos e pagos, mas que seja mantido em parceria, de forma conjunta, como acreditamos ser nosso ideal de sociedade”, disse Marcos Borba.

Conforme a coordenação da TV Ovo, o tombamento do casarão amplia as possibilidades de viabilizar a restauração do imóvel. A captação de recursos deve ocorrer por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado e via Lei Rouanet. Segundo Neli Mombelli, a submissão de projetos e a captação propriamente dita devem ocorrer nos próximos meses.

Além do prefeito, participaram do ato de assinatura a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, o vice-presidente do Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan), Daniel Pereyron, além de integrantes da TV Ovo e arquitetos que participam do projeto Sobrado Centro Cultural.
Foto: João Alves

Nenhum comentário

O Site DeTudoNaNet não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado. Obrigado

Tecnologia do Blogger.