TOPO Header Ads

Toxoplasmose – Confirmados 510 casos da doença e mais de novecentos suspeitos em Santa Maria, diz SSE


Conforme publicação da Secretaria de Saúde do Estado do RS, a Prefeitura e o Governo do Estado divulgaram, na sexta-feira (08), novo boletim atualizado sobre a investigação do Surto de Toxoplasmose em Santa Maria. De acordo com o documento, o Município registra 1.213 casos notificados e 907 suspeitos. Destes, 510 casos foram confirmados com exames laboratoriais. Dos casos suspeitos, além dos confirmados, 185 foram descartados e 212 seguem sob investigação.

Em relação à distribuição de casos por bairro de residência, o boletim informa que, na última terça-feira (05), foi realizada revisão exaustiva dos endereços e bairros informados, durante a entrevista/notificação, e comparados com os dados de cadastro dos endereços da Prefeitura de Santa Maria. Ainda, o documento explica que, dos 510 casos confirmados, 441 ocorrências são de pessoas residentes em Santa Maria (86,5%), cinco casos (0,9%) são moradores dos distritos e sete casos (1,4%) são pacientes que residem em municípios vizinhos.

BAIRROS COM MAIORES REGISTROS DA DOENÇA
Após a revisão e atualização dos dados, os bairros que apresentam os maiores números de casos são:
Tancredo Neves e Pinheiro Machado com 63 casos cada bairro (14,3%);
Juscelino Kubitscheck, com 44 casos (10,0%);
Centro, com 35 casos (7,9%);
Nova Santa Marta, com 34 casos (7,7%) e
Urlândia, com 26 casos (5,9%).

LACEN RECEBE NOVA REMESSA DE AMOSTRAS DA ÁGUA

Nos dias 05 e 06 de junho foram coletadas mais sete amostras de água no Município. O material foi encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) para análise em primeira triagem. Quatro amostras foram retiradas de açudes, duas amostras de poços artesianos e uma coleta em vertente d’água. Ainda, os técnicos recolheram duas amostras de lodo dos reservatórios de água e mais duas de água dos reservatórios em localidades onde existem registros de casos confirmados.

Do Lacen, as coletas serão encaminhadas para a Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, na próxima semana. Os resultados devem ser conhecidos em até 15 dias.

EpiSUS CONCLUI PRIMEIRA ETAPA DA INVESTIGAÇÃO
A primeira etapa do processo investigatório do surto de Toxoplasmose em Santa Maria, deve ser concluída pelos técnicos do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) na próxima semana. A data prevista é 18 de junho.

A equipe de técnicos vinculados ao Ministério da Saúde está em Santa Maria desde o dia 26 de abril. Neste período, foram aplicados questionários com pessoas que tiveram a doença. A investigação também considerou pacientes que tiveram a Toxoplasmose descartada.




Mais informações no Link de Origem da Secretaria de Saúde do RS
Foto: Ilustrativa/Radio Pampa


Nenhum comentário

O Site DeTudoNaNet não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado. Obrigado

Tecnologia do Blogger.