TOPO Header Ads

Saúde - 12º Encontro Holístico Brasileiro atingiu todos os objetivos, disse idealizador

Com um público recorde de quase sete mil inscrições, foi realizada a 12ª edição do Encontro Holístico Brasileiro, no Centro de Eventos da PUC/RS, com o apoio da Pontifícia Universidade Católica do RS, do Hospital São Lucas e da UNIQUANTI. O presidente da Frente Parlamentar Mista de Práticas Integrativas em Saúde, deputado federal Giovani Cherini, idealizador do evento, foi recepcionado pelo público ao chegar ao local, fazendo uma saudação especial por meio de reflexão sobre a importância da vida em agradecimento aos inúmeros apoios que recebeu quando foi diagnosticado com câncer na mesma data no ano passado.

Considerado o maior evento holístico da América Latina, o encontro realizou mais de 30 palestras, vivências e mostras holísticas. O tema central foi a implementação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde pelos municípios do RS (PROSIM), destacando o total de 29 terapias, aprovadas pelo Ministério da Saúde para serem utilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Ministério da Saúde, por meio da Portaria MS Nº 971, contemplava apenas cinco práticas integrativas: homeopatia, medicina tradicional chinesa/acupuntura, medicina antroposófica, fitoterapia e plantas medicinais e termalismo/crenoterapia. Em março de 2017, a PNPIC foi ampliada em 14 novas práticas no Sistema Único de Saúde (SUS) pela Portaria MS/GM Nº 849: Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga. A PNPIC, em março de 2018, foi ampliada com mais 10 novas práticas no SUS pela Portaria MS/GM Nº 702: Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de Mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais. Totalizando a oferta de 29 práticas integrativas pelo SUS.

A PNPIC inseriu o Brasil na vanguarda das práticas integrativas em sistemas universais de saúde. As experiências brasileiras são citadas em relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) que, desde 1970, incentiva os países membros a implementarem políticas na área das Medicinas Tradicionais e Complementares (MTC). Essa política responde ao desejo da população, manifestado nas recomendações de diversas Conferências Nacionais de Saúde, desde 1986. O tema principal do Encontro Holístico Brasileiro foi divulgar e incentivar a implementação das práticas integrativas na rede de saúde dos municípios do RS.

O Encontro foi realizado de 13 à 15 de abril de 2018.

Confira o que diz o idealizador, Giovani Cherini:
O evento atingiu todos os objetivos. Neste ano batemos o recorde pois participaram mais de 6 mil pessoas. A Mostra Holística teve a participação de 54 expositores. Na Praça das Vivências tivemos a atuação destacada das focalizadoras, todas voluntárias, que realizaram vivências inspiradoras nos intervalos das palestras. Explanaram 36 palestrantes, todos voluntários, dividiram-se levando conhecimento e sabedoria ao público presente. 


Na estande do PROSIM (Programa de Práticas Integrativas nos Municípios) distribuímos 170 cópias do Projeto de Lei (sugestão do evento) que tem como objetivo implementar as políticas de saúde: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e da Educação Popular em Saúde, ambas do Ministério da Saúde, nos municípios. 


Todo o evento ocorreu, absolutamente, dentro da normalidade. Mais de 30 pessoas inspiradoras trabalharam voluntariamente no evento. A avaliação do público participante foi EXCELENTE, tanto em relação aos palestrantes como em relação aos demais trabalhos apresentados, recepção da equipe e ao local. Reconhecemos que este nível de aprovação foi conseguido graças à sua participação. Por isso, em nome de toda a nossa equipe, agradeço à todos que participaram deste importante evento que não para de crescer. Lembrando-lhe, os certificados do EHB em breve serão enviados por e-mail e para aqueles participantes que entregaram a avaliação do evento. 



GRATIDÃO!

Giovani Cherini – Idealizador do EHB e do PROSIM
Coordenador da Frente Parlamentar das Práticas Integrativas 
em Saúde do Congresso Nacional


Confira AQUI tudo sobre o evento (Textos, fotos, vídeos)

Nenhum comentário

O Site DeTudoNaNet não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado. Obrigado

Tecnologia do Blogger.