TOPO Header Ads

NTG Alma Farrapa inicia Projeto de Extensão no Lar Recanto do Amanhecer

     No dia 04 de abril aconteceu no Lar recanto do Amanhecer, em Júlio de Castilhos, a primeira intervenção do Projeto de Extensão “NTG Alma Farrapa e Lar Recanto do Amanhecer – valorização da terceira idade”. O projeto tem como objetivo unir educação, arte, cultura gaúcha e integração social, por meio de interações entre os jovens participantes do Núcleo de Tradições Gaúchas e os idosos residentes no Lar.
     O Projeto de Extensão prevê intervenções mensais, de abril a dezembro de 2018, sendo que em cada mês será abordada uma temática diferente relacionada à cultura gaúcha. Neste primeiro encontro foi trabalhada a Lenda do Chimarrão.
     Os alunos contaram a lenda do chimarrão, na sequência os idosos realizaram atividades manuais e recreativas sobre a lenda, encerrando a atividade foi cevado um mate e formada uma roda de chimarrão com os integrantes do Projeto e os Idosos, toda a atividade foi acompanhada de músicas tradicionalistas tocadas e cantadas por Leonardo Pacheco, aluno do curso Técnico em Agropecuária Integrado.
     Segundo Daiane Buêno, coordenadora da atividade, o Projeto de Extensão “NTG Alma Farrapa e Lar Recanto do Amanhecer – valorização da terceira idade” é uma ação que não vai mudar o mundo, porém muda o mundo das pessoas envolvidas, pois a participação estimula a empatia dos nossos extensionistas diante dos desafios do envelhecimento e emerge nos idosos residentes o sentimento de autoestima e valorização do conhecimento adquirido ao longo de suas vidas.
     Essa ação teve o apoio e participação da ervateira Elacy, que colaborou com a doação de erva mate para o Lar Recanto do Amanhecer e brindes para sorteio entre os vovozinhos.
     NTG Alma Farrapa e o Lar Recanto do Amanhecer já realizam ações em conjunto, no ano de 2017, o NTG organizou o Natal Solidário, com apresentações artísticas, distribuição de presentes aos idosos residentes e lanche especial.


Fonte: Luciana Cristofari - Do Portal do IFF JC
Tecnologia do Blogger.