TOPO Header Ads

CTA/Conad aprova relatórios de 2017 e dá posse ao novo presidente da Emater/RS


     Em Sessão Ordinária Conjunta, realizada na sede da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, os Conselhos Técnico Administrativo (CTA) da Emater/RS e Administrativo (Conad) da Ascar aprovaram por unanimidade o Balanço Patrimonial e Demonstrações Financeiras e o Relatório de Atividades relativas ao exercício de 2017 e deliberaram e aprovaram sobre a solicitação de desligamento de Clair Kuhn da Presidência, dando posse ao novo presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Iberê de Mesquita Orsi, que assumiu desde sexta-feira (06/04).
     Para mim é uma honra assumir a Emater, afirma Orsi, ao lembrar seu início profissional em 1975, quando, aos 18 anos, foi técnico agrícola em Santa Catarina, e sua experiência como conselheiro da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). Até então, Orsi presidia os Conselhos, que estão, de forma interina, sob a presidência de Carlos Joel da Silva, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), que presidiu a transmissão de cargo.
   Emocionado, Clair Kuhn apresentou aos conselheiros as principais ações de sua gestão, desenvolvidas por 2.203 extensionistas junto a 233 mil famílias de agricultores e pecuaristas familiares, pescadores artesanais, assentados, indígenas e quilombolas, entre outros públicos de 493 dos 497 municípios gaúchos. Enfrentamos dificuldades, mas posso afirmar com convicção que saio melhor do que entrei, graças ao trabalho de homens e mulheres extensionistas, que se dedicam à melhoria das condições de vida de nossos agricultores, e concluiu dizendo da certeza das boas condições e capacidades de gestão do novo presidente Iberê Orsi.
     Em nome do governador José Ivo Sartori, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, ressaltou a indicação de Iberê Orsi, até então seu adjunto, para a presidência da Emater/RS. Tenho segurança de suas capacidades e contribuições para manter o trabalho realizado pela Emater no Estado em benefício do agricultor, anunciou o secretário.
     Representando instituições como Famurs, Fetag, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), CUT/Semapi, Sindicato e Organização das Cooperativas do RS (Ocergs), Embrapa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além de secretarias estaduais, federações e instituições bancárias, vários conselheiros se manifestaram, desejando sucesso a Clair Kuhn, que se afastou da Emater/RS para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa, e ao novo presidente da Instituição. 
  O secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Caio Rocha, prestigiou a Reunião Ordinária Conjunta e, ao elogiar Kuhn e desejar bom trabalho a Orsi, lembrou as vezes que presidiu a Emater/RS, afirmando nunca deixei de ser extensionista. Rocha também colocou sua Secretaria à disposição do novo presidente e ressaltou o convite dos ministros gaúchos Osmar Terra (MDS) e Eliseu Padilha (Casa Civil) para que Iberê Orsi, quando em Brasília, visite os gabinetes.



Da assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

Nenhum comentário

O Site DeTudoNaNet não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado. Obrigado

Tecnologia do Blogger.