TOPO Header Ads

Estudantes de Santa Maria desenvolvem aplicativo que ajuda nos primeiros socorros de crianças


App terá informações sobre o que fazer em caso de queimaduras, choque, engasgamento ou em outras situações.

Estudantes do Centro Universitário Franciscano (Unifra), em Santa Maria, estão desenvolvendo um aplicativo que ensina como realizar os primeiros socorros em crianças. A ideia do app surgiu da enfermeira Amanda Schneider Weissheimer, de 23 anos, que resolveu criar a plataforma como produto de seu mestrado em Saúde Materno Infantil.

"Quando eu estava na graduação, eu fiz um estágio onde eu trabalhava na ambulância e em um hospital de Santa Maria. Eu via que, muitas vezes, quando nos chamavam, a gente não tinha mais o que fazer e as crianças acabam ficando com sequelas. Eu ficava angustiada porque os pais procuravam ajuda de como socorrer os filhos no Google ou até no Facebook, e estes locais traziam muitas informações erradas", afirma a mestranda.

De acordo com Amanda, todo o conteúdo disponível no aplicativo está sendo validado com profissionais experientes da área de todo o Brasil. Além disso, a ideia é que a plataforma seja de fácil acesso e possa atender toda a população:

"Vão ter imagens, gravações, vídeos e fotos para ter um melhor acesso. E também abranger todo mundo, incluindo deficientes visuais e quem não sabe ler", explica a enfermeira.

O aplicativo está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Práticas dos cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação da Unifra. De acordo com o coordenador do laboratório, Fernando Prass, a conclusão do app deve ocorrer até a metade deste ano.

"São duas etapas. A primeira parte, que é o site onde vão ficar as informações do aplicativo, já está 80% pronto. Esse site só nós desenvolvedores da plataforma conseguimos ver. O app começamos a elaborar agora", explica.

De acordo com o professor, as pessoas vão poder baixar o aplicativo pelo Google Play e Apple Store. Depois de baixado, os usuários não precisarão estar conectados na internet para utilizar a ferramenta.


Link de origem do G1/RS
Foto: Arquivo Pessoal

Tecnologia do Blogger.