Júlio de Castilhos - Município contará com coleta de lixo eletrônico no dia 06 de março

Você sabe o que é Lixo Eletrônico?

Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Devido aos grandes avanços tecnológicos e uso elevado de equipamentos eletrônicos, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados inclusive aqui em Júlio de Castilhos.

Problemas causados pelo descarte inadequado:

Quando a geladeira, TV, celular e demais equipamentos não funcionam mais o destino é o lixo mas nem sempre o ser humano descarta no local correto e isso acaba prejudicando o meio ambiente. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água. Como se não bastasse contaminar a natureza, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua.

Onde Jogar? Descarte correto e reutilização:

Para evitarmos a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem. Além de descartamos no local adequado muitas vezes podemos de alguma maneira reutilizar aquele equipamento, como por exemplo os celulares e suas baterias podem ser entregues nas empresas de telefonia celular, pois elas encaminham estes resíduos de forma a não provocar danos ao meio ambiente. Outra opção é doar equipamentos em boas condições, mas que não estão mais em uso, para entidades sociais que atuam na área de inclusão digital. Além de não contaminar o meio ambiente, o ato ajudará pessoas que precisam.

Atualmente cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo. Entre os países subdesenvolvidos, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico no mundo.

Pensando em preservar a natureza e conscientizar a população Castilhense, o Governo Municipal através do Departamento de Meio Ambiente, realizará no dia 06 de março na Rua Coberta uma coleta de lixos eletrônicos (listagem dos equipamentos na imagem).

Tendo em vista que o nosso município não possui local adequado para descarte destes equipamentos, foi realizada uma parceria entre a Prefeitura e a Empresa NATUSOMOS-Lixo Eletrônico, que se responsabilizará de dar o destino adequado aos materiais que serão recolhidos.

O cidadão deverá levar na Rua Coberta das 8h30min às 16h30min os seus equipamentos eletrônicos que precisam ser descartados, lembramos que esta coleta não terá nenhum custo ao cidadão.

F Faça a sua parte! Preserve o meio ambiente descartando o lixo de maneira correta.


Créditos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos