TOPO Header Ads

Vida saudável - 4 passos para fazer adubo com lixo orgânico em casa

Flores mais bonitas e um jardim saudável pode vir sem nenhum custo extra para você. O segredo é a compostagem, que não só reduz a quantidade de lixo em aterros, como também enriquece o solo do seu quintal com um material rico em nutrientes. Listamos 5 passos simples para você começar a fazer compostagem doméstica:

1. Escolha um recipiente
Escolha um espaço ao ar livre e um recipiente para depositar seu composto. Pode ser uma lata de lixo grande ou um balde de plástico, por exemplo.  É importante que você faça furos no fundo do recipiente para que o chorume (material orgânico em decomposição) possa passar.
Embaixo da composteira deve haver outro recipiente para armazenar o chorume. Pode ser uma bacia mais rasa, por exemplo. Ela só não pode ficar em contato direto com a composteira para que o chorume tenha espaço para escorrer.

2. Recolha o lixo da sua casa
Recolha o lixo da sua cozinha e jardim e misture os materiais. É necessário ter duas vezes mais resíduos marrons (serragem, folhas secas, papelão e folhas de jornal) do que verdes (frutas, vegetais, grama, borra de café).  Esse equilíbrio é importante, pois os elementos marrons são ricos em carbono, enquanto que os verdes contribuem com nitrogênio.
Além disso, seu composto também precisa de oxigênio e umidade. Caso o material fique muito seco, pode acrescentar um pouco de água para umedecer.

3. Distribua o material na composteira
Para acelerar o processo de decomposição, você deve distribuir o material em camadas: uma de nitrogênio (material úmido) para três camadas de carbono (material seco, como folhas, papelão e serragem).

4. Espere a mágica acontecer
Ao longo das próximas semanas, você vai ver os seus restos de comida se transformarem em solo. Seu composto estará pronto quando tiver aspecto e cheiro de terra. Lembre-se que ele não é um substituto para o seu solo, mas, sim, age como um fertilizante natural para nutri-lo.

O que você NÃO deve colocar na composteira:
Produtos de origem animal
Gorduras
Óleos
Resíduos de animais de estimação
Comida temperada
Cinzas e bitucas de cigarro
Vegetais doentes

O que pode ir para a composteira:
Restos e cascas de frutas, legumes e verduras
Raízes e capim seco
Folhas secas e restos de podas
Serragem de madeira
Papel de jornal
Papelão
Saquinho de chá
Pó de café com coador de papel
Grama seca



Foto: reprodução/Howtocompost

Tecnologia do Blogger.