TOPO Header Ads

SUGESTÕES E OPINIÕES ENVIE PELO WHATSAPP 55 98134 - 2776

24 outubro, 2017

Nesta quarta-feira haverá o Dia C da Ciência na Praça Manoel Alvarenga


Dia C da Ciência: instituições de ensino se unem para sensibilizar a sociedade sobre a importância da pesquisa, tecnologia e inovação.

Movimento nacional marcado para o dia 25 de outubro realizará atividades em escolas, museus, espaços públicos e ambientes institucionais Universidades, centros e institutos de ensino, ciência e tecnologia de todo o país preparam uma intensa programação para o Dia C da Ciência – uma mobilização nacional para sensibilizar a sociedade sobre a importância das pesquisas desenvolvidas por essas instituições e mostrar como elas estão modificando para melhor o cotidiano das pessoas e do país. O dia 25 de outubro será marcado por atividades em escolas, museus, espaços públicos e ambientes institucionais, desenvolvidas por pesquisadores e estudantes de pós-graduação. A data escolhida está dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que esse ano acontece de 23 a 29 de outubro.

A pró-reitora de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maria Clorinda Soares Fioravanti, explica que a iniciativa de um movimento nacional partiu da constatação de que a sociedade precisa conhecer o que tem sido produzido dentro das instituições de ensino, ciência e tecnologia, tornandose aliada na luta por mais investimento em pesquisa.

“As universidades e os centros e institutos tecnológicos são responsáveis por 90% da pesquisa produzida no Brasil. No entanto, esse importante papel desempenhado pelas instituições de ensino superior está ameaçado pelo atual cenário de cortes no investimento público, o que inviabiliza o fomento a ciência, tecnologia e inovação. Além disso, o modelo de ensino público de qualidade e acessível a todos encontrase fortemente ameaçado”, considera a pró-reitora. Assim, reverter esse cenário exige não só a mobilização dos pesquisadores, mas também o envolvimento de cada cidadão.

Mobilização nacional

A ideia de mobilização foi apresentada pelo Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Copropi). A iniciativa foi imediatamente incorporada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e PósGraduação (Foprop). A ideia é que o Dia C da Ciência passe a ser realizado todos os anos. Em Goiás, além das instituições de ensino superior, a ação envolve as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg).

No Dia C da Ciência, pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento vão até as escolas públicas conversar com os estudantes sobre a ciência, tecnologia e inovação que estão produzindo. Também ocuparão espaços públicos diversos para essa mesma divulgação. Dessa forma, o Dia C da Ciência representa o dia em que o Brasil vai saber como as instituições de ensino e pesquisa estão mudando para melhor a vida das pessoas e do país.

Em Júlio de Castilhos serão parceiros do IFF: SEAPI (FEPAGRO) e EMATER. 

A ação que será realizada, envolverá a apresentação dos trabalhos de pesquisa realizados pelas instituições (exposição de banner e/ou equipamentos), comunicação oral aos presentes relatando as principais pesquisas realizadas e os resultados/impactos já gerados à sociedade.

O local das atividades será a Praça Manoel Alvarenga (em frente ao supermercado Zanon), no horário das 13:30 às 16:30.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3271 9535



Créditos: Denise Xavier
Gabinete da Direção Geral
Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos