TOPO Header Ads

MAIS NOTÍCIAS DE JÚLIO DE CASTILHOS EM radiocidade1.com

01 setembro, 2017

Presidente da Cotrijuc recebe Troféu Guri

Em cerimônia festiva, a 20ª edição do Troféu Guri homenageou, na terça-feira (dia 29) à noite, 10 personalidades que se destacaram em suas atividades e promoveram o nome do Rio Grande do Sul no país e no mundo. O evento ocorreu na Casa RBS, durante a 40ª edição da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Criado pela Rádio Gaúcha, em 1998, o prêmio reconhece gaúchos de nascimento ou por adoção que ajudaram a disseminar a cultura do Estado para além de suas fronteiras.
Neste ano, sete guris e três gurias foram homenageados. Entre eles, representantes de diversas áreas, da música e da gastronomia até a astrofísica. Comunicadores do Grupo RBS, Kelly Matos e Pedro Ernesto Denardin apresentaram o evento.

– O Grupo RBS sempre teve vínculo muito forte com tudo o que diz respeito ao Rio Grande do Sul. A Expointer é importantíssima nisso, e a criação do Troféu Guri, que nasceu com a Rádio Gaúcha, foi um elemento adicional da relação com o nosso pago – afirmou o presidente emérito do Grupo RBS, Jayme Sirotsky.

– Estamos muito felizes com mais esta edição do Troféu Guri, quando temos a possibilidade de dar visibilidade a pessoas do nosso Estado que se destacam nas suas áreas de atividade. Este ano é ainda mais especial porque comemoramos a 20ª edição do evento – disse o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer.

Vencedor do The Voice Kids, Thomas Machado, nove anos, afirmou que, mesmo com a repercussão após a conquista do programa da Rede Globo, não esperava ser lembrado pelo Troféu Guri.

– Fico muito feliz por representar o Rio Grande do Sul e ter uma homenagem que outros artistas já receberam. Dedico o troféu para toda a minha família – disse.

O Troféu Guri é inspirado na canção Guri, de autoria de João Batista Machado e Júlio Machado da Silva Filho e eternizada na voz de César Passarinho, que venceu o festival Califórnia da Canção Nativa em 1983. Passarinho morreu em 1998, aos 49 anos, vítima de câncer.

Uma das principais atividades culturais do Grupo RBS na Expointer, a 20ª edição do evento tem patrocínio de Tramontina e apoio de Granero, Masal e Fiat, além de apoio institucional da Assembleia Legislativa.

Os premiados

Caio Vianna - Presidente da Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL), da Cotrijuc, Termasa e Tergrasa

Cecília Rheingantz Silveira - Criadora da Orquestra Villa-Lobos, com inclusão social de jovens

Cláudio Martins - Dono da Estância e Cabanha Cinco Salsos, referência em animais de alto padrão genético

Helena Rizzo - Fundadora do Maní, foi eleita a melhor chef mulher do mundo em 2014 pela revista The Restaurant

Joca Martins - Cantor de música nativista multipremiado em festivais

Marco Aurélio Raymundo (Morongo) - Fundador da Mormaii, empresa de artigos esportivos

Pedro Henrique Brair - Proprietário da rede de farmácias São João

Thaisa Bergmann - Astrofísica considerada a maior autoridade mundial em buracos negros

Thedy Corrêa - Músico, escritor, compositor e produtor musical e um dos fundadores da Nenhum de Nós

Thomas Machado - Cantor, gaiteiro e campeão do programa The Voice Kids



Fonte: Cotrijuc/Zero Hora
Fotos: Divulgação / Ascom Cotrijuc