TOPO Header Ads

MAIS NOTÍCIAS DE JÚLIO DE CASTILHOS EM radiocidade1.com

12 agosto, 2017

Secretaria de Educação articula parceria para combater a evasão escolar

Com a proposta de reduzir o trabalho infantil e contribuir no desenvolvimento da educação de adultos e jovens, o gerente de Práticas de Trabalho da JTI Exportadora de Tabaco, Eduardo Jardim, apresentou ao secretário de Educação do RS, Ronald Krummenauer, em reunião na manhã de terça-feira, 8, na Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o programa “ARISE- Alcançando a Redução do Trabalho Infantil pelo Suporte à Educação”, uma parceria da empresa com a Winrock Internacional (WI) e Organização Internacional do Trabalho (OIT) e JTI.
O projeto, que visa a reduzir a evasão escolar e investir na permanência do jovem no campo, deve iniciar-se pelas cidades de Arroio do Tigre, Ibarama, Sobradinho e Lagoa Bonita, ainda durante o segundo semestre de 2017. As regiões da 6ª e 24ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), que foram contempladas para o projeto piloto, ainda estão desenvolvendo temáticas pedagógicas que serão trabalhadas a partir da confirmação da parceria com o governo do Estado.
Segundo o secretário Krummenauer, parcerias que incentivem a permanência dos alunos em salas de aula e qualifiquem o ensino serão sempre bem-vindas. “Temos que colocar o estudante sempre em primeiro lugar. Esta, com certeza, é uma excelente iniciativa e uma parceria que vai trazer melhorias e oportunidades para os nossos jovens”, destaca.
O Programa ARISE já existe no Ceará, com ótimos resultados. “O Programa ARISE tem uma função social muito importante, porque, além de evitar a evasão do campo, qualifica os nossos jovens. No Ceará, existem casos muito interessantes que servirão como modelo para explorar a ideia”, explica o coordenador da 6ª CRE, Luís Ricardo Pinho de Moura.
Jardim ressalta que a empresa, ao fazer parte do ARISE, pretende contribuir para combater o trabalho infantil, aumentar a escolaridade e a profissionalização no meio rural. “Sabemos que nas cidades do interior é comum os estudantes abandonarem os estudos e começarem a trabalhar, mas não é isso que queremos. Queremos a melhoria do meio rural, do aumento do tempo de estudo e a diminuição do trabalho infantil. Desejamos melhorar a região e contribuir para isso”, afirma.
 Quem são os parceiros
O programa “ARISE- Alcançando a Redução do Trabalho Infantil pelo Suporte à Educação” busca contribuir para a redução do trabalho infantil, por meio da educação e da formação de jovens, investindo também no desenvolvimento rural sustentável e na permanência dos adolescentes no campo.
A Winrock International é uma organização sem fins lucrativos que trabalha com pessoas nos Estados Unidos e em torno do mundo para fortalecer os menos privilegiados, aumentar as oportunidades econômicas e sustentar os recursos naturais



Por Diego da Costa/SEDUC - RS