TOPO Header Ads

Lançada na Expointer 2017 a 40ª Califórnia da Canção Nativa

O governador José Ivo Sartori prestigiou, no início da noite de terça-feira (29), o pré-lançamento da 40ª Califórnia da Canção Nativa, na Casa da Assembleia Legislativa no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, representou o presidente da AL, Edgar Pretto. O festival acontece entre os dias 8 e 10 de dezembro, em Uruguaiana.

No último dia 23 de agosto, o secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Victor Hugo, assinou a autorização de financiamento para a Califórnia da Canção Nativa, que receberá até R$ 240 mil por meio do Sistema Pró-cultura LIC (Lei de Incentivo à Cultura). O evento reúne os melhores compositores, instrumentistas e intérpretes do Rio Grande do Sul.

O termo foi assinado também pelo secretário de Cultura de Uruguaiana, Ricardo Job, a apresentadora do festival, Rejane Fittipaldi; e Fabrício Harden, da organização do evento.


O Festival


A primeira edição do festival foi em 1971, em Uruguaiana. Em 2004, a Califórnia ganhou o status de patrimônio cultural do Estado. A denominação Califórnia vem do grego e significa conjunto de coisas belas. No Rio Grande do Sul, chamaram-se 'califórnias' as incursões guerreiras, lideradas por Chico Pedro, em 1850, na Região Cisplatina, atual Uruguai. Mais tarde, o termo foi apropriado para corridas de cavalos com mais de dois mil animais.

Mas o significado que prevaleceu foi o de 'conjunto de coisas belas' e 'competições entre vários concorrentes em busca de grandes prêmios' e inspirou o surgimento do festival.

Estavam presente, os secretários de o Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Satori; do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini; e dos Transporte, Pedro Westphalen; os deputados Juliano Rosso, Gilmar Sossela, Juvir Costela, José Nunes e Missionário Volnei;  o deputado federal Alceu Moreira, o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello; o diretor da Farsul, Franscisco Schardong; e o presidente da 40ª Califórnia da Canção Nativa, Luis Stabile.



Texto: Mirella Poyastro
Edição: Denise Camargo/Secom
Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini 
Tecnologia do Blogger.