TOPO Header Ads

Conheça um pouco da história das domingueiras em Júlio de Castilhos

As domingueiras, hoje tradicionais em muitos municípios, tiveram início em Júlio de Castilhos no começo do ano de 2000, aproximadamente.

Na época, Djs faziam a animação das festas de comunidades, casamentos, festas da melhor idade e algumas destas festas ganharam o nome de domingueiras, em especial as festas promovidas por algumas comunidades e por pessoas que hoje são ligadas aos grupos da melhor idade.

Muitos profissionais colaboraram para o começo destas festas, que hoje continuam animando os castilhenses que gostam de dançar nas tardes e noites de domingo. Várias pessoas animaram e animam estes eventos e alguns podemos citar, pois contribuíram levando a alegria nos palcos de salões, clubes e até mesmo no meio do salão, como exemplo, o Saudoso Flori Maidana (Im memoram) que tocava sua 120 baixos, uma paixão do acordeonista.

Os Djs continuam até hoje animando as festas e domingueiras, como Dj Stefane, Dj Daniel, Dj Gilson, entre outros.

Uma das primeiras músicas ao vivo, com sonorização, foi através de Caio, teclado e voz, com a parceria de Gilson Portela, hoje Gilson sonorizações, que animaram festas por um bom período, em especial domingueiras. Outro que contribuiu para tornar as domingueiras conhecidas e populares foi o tecladista Odair.

Já um dos grupos que deu inicio a era dos conjuntos nas domingueiras foi o Musical Prisma (foto), que teve sua formação inicial com a dupla Caio e Chico, logo depois se somaram ao grupo mais dois integrantes: Roque e Robson, este último que hoje integra a banda Extrasom.

As domingueiras foram com o tempo ganhando espaço, e a cada final de semana mais pessoas acompanhavam estes eventos, que se realizavam na maioria deles nas tardes de domingo e muitos destes promovidos pelos Grupos da melhor idade, que ainda realizam suas festas.

Hoje as domingueiras, em grande número, são realizadas em clubes, sociedades e comunidades, com grupos profissionais e estes eventos fazem parte da história do município de Júlio de Castilhos.

Se faltaram citar alguns nomes que começaram animar as domingueiras em Júlio de Castilhos, por gentileza nos enviem para o E-mail: detudonanet@yahoo.com.br, com o nome da pessoa e ano que iniciou tocar.

Vale salientar que estes eventos aconteceram em anos anteriores. A matéria foi baseada a partir do ano de 2000, aproximadamente, época em que começou a se popularizar. 
           


Edição: Portal Cidade1/Matéria reprodução

Foto: Musical Prisma - Caio, Chico e Roque
Tecnologia do Blogger.