TOPO Header Ads

MAIS NOTÍCIAS DE JÚLIO DE CASTILHOS EM radiocidade1.com

06 julho, 2017

Confira a programação da 24ª Feicoop. Castilhenses estarão participando do evento

O Projeto Esperança/Cooesperança divulgada no início da noite de terça (4), informou a programação da 24ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária. Os eventos irão ocorrer oficialmente entre sexta (7) e domingo (9), em Santa Maria. Porém, as primeiras atividades já iniciam nesta quinta (6).


É o caso do Seminário Regional dos Fundos Rotativos Solidários da Região Sul (PR, SC e RS), que inicia às 8h, no Hotel Dom Rafael (Avenida Rio Branco, 192, no Centro de Santa Maria). No mesmo local e horário, também será dada a largada para o Encontro de Mulheres da Região Sul.


Às 14h, ainda na quinta, ocorre a Oficina de Formação em Economia Solidária. O evento será realizado no Lonão 2, no Parque da Medianeira.

Na sexta, destaque para a Audiência Pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, entre 10h e 12h, no Lonão 3 do Parque da Medianeira. O encontro irá tratar da coleta e destinação dos resíduos sólidos urbanos de Santa Maria e região.

Também na sexta, às 14h, irá ocorrer a 13ª Caminhada Ecumênica e Internacional pela Paz e Justiça Social, com saída em frente ao Santuário Basílica da Medianeira até o palco da Feicoop. Às 16h, terá início a Abertura Oficial dos eventos de Economia Solidária. 

No sábado, o dia começa com o Seminário Biomas Brasileiros, Bacias Hidrográficas e Saneamento Básico no contexto brasileiro. O evento irá ocorrer às 9h, no Salão nº 16, da Escola Irmão José Otão. 

No domingo, destaque para o Seminário Internacional de preparação ao 3º Fórum Mundial de Economia Solidária, marcado para ocorrer entre 12 e 15 de julho de 2018, em Santa Maria. O Salão nº 16, da Escola Irmão José Otão, recebe o encontro.

“A programação é divulgada apenas alguns dias antes do início da Feira porque ela é construída por pessoas de todo o Brasil”, explica a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill. 


AQUI a programação no link de Origem da FEICOP

A Feicoop tem entrada gratuita e qualquer pessoa pode participar de todas as atividades que tiver interesse. Na edição deste ano, são esperados 250 mil visitantes.
A Feira

A Feicoop é uma grande escola de organização e formação de convivência do voluntariado, dos Movimentos Sociais e da Economia Solidária. São 24 anos de construção coletiva e interativa. É um braço do Fórum Social Mundial que constrói um “Outro Mundo Possível” e uma “Outra Economia que já Acontece!”.


Horário de comercialização
Sexta-feira (7) - das 7h30min às 20h
Sábado (8) - das 7h às 20h
Domingo (9) - das 7h30min às 18h

Exposição
Serão expostos na Feira cerca de 10 mil produtos, entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas.

Diferenciais do evento
Durante a Feicoop ocorrem práticas do comércio justo e consumo ético e solidário, trocas solidárias com moeda social e muitas atividades de formação e interação. Na Feira não há consumo de cigarros e a água não é comercializada durante o evento. A Economia Solidária entende que a água é um bem universal e um patrimônio da humanidade.
Refrigerantes também não são vendidos. Os produtos oferecidos na Feira são de procedência ecológica. A organização do evento trabalha com a teoria e a prática, articulando campo, cidade e as diferentes culturas e etnias.

Organização
A Feicoop é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, e pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, com apoio de dezenas de instituições, entidades e empresas.

O que é Economia Solidária
É um jeito diferente de produzir, de comprar, de trocar, de vender, de consumir produtos, oferecer e receber crédito. O que move esta economia é o desejo de que não existam excluídos, que a riqueza produzida no trabalho seja partilhada e que todos/as tenham qualidade de vida.
A Economia Solidária é também uma estratégica de desenvolvimento sustentável que considera todas as dimensões (econômica, social, cultural, ambiental, política...).


Informações acrescentadas pelo Portal De Tudo Na Net – Um grupo de pessoas de Júlio de Castilhos estará presente no evento, participando de formações, debates, reuniões, momentos culturais, entre outras ações que irão proporcionar conhecimentos pessoal, bem como ensinamentos de como trabalhar com práticas do comércio justo, do consumo ético e solidário e as trocas solidárias. (Após a visita dos castilhenses será publicada matéria sobre esta participação).



Fonte: FEICOP
Maiquel Rosauro, Jornalista (MTB/RS 13334)
Assessor de imprensa
24ª Feicoop e 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária
Foto: Maiquel Rosauro