TOPO Header Ads

Apenado da Penitenciária E. de Santa Maria lança o livro Odisseia no Hospício

Damião dos Santos, 54 anos, lançou o livro "Odisseia no Hospício", na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), no último dia 9.  O trabalho foi desenvolvido em sua cela e, em forma de poema, aborda o uso das drogas, justiça e religião. 

Para o diretor da Pesm, Sérgio Ilha Dalcol, este tipo de iniciativa viabiliza o tratamento penal diferenciado."Acreditamos na capacidade produtiva específica do apenado. Com isso, surgiu a produção deste material", disse Dalcol.

Damião já cumpriu pena por quase 30 anos em diversos presídios, em decorrência do tráfico de drogas. Ele foi preso pela primeira vez aos 24 anos. Em 1987,  prestou vestibular quando cumpria pena no regime semiaberto. Foi aprovado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), porém, não concluiu. Mais tarde, retornou ao regime fechado onde segue até hoje.

O título do livro foi idealizado a partir da experiência que Damião teve ao passar uma semana em um manicômio, considerado por ele, um lugar pior que o cárcere.
Sua mãe, Manoela Silva dos Santos, 84 anos, que ele não via há dois, participou do coquetel de lançamento do livro na PESM.

O projeto literário teve o apoio do defensor público Cássio Machado Bittencourt Fernadez. A partir daí, formou-se uma rede de pessoas que ajudaram na publicação do livro.

Publicado pela editora Vento Norte Cartonero, o exemplar  custa R$15. As capas são feitas a mão e em papelão. 



Créditos: Imprensa Susepe

Fonte: Portal da Susepe
Tecnologia do Blogger.