TOPO Header Ads

MAIS NOTÍCIAS DE JÚLIO DE CASTILHOS EM radiocidade1.com

11 novembro, 2015

Saúde - Oficina visa à reorganização e qualificação da rede de atenção à saúde em Santa Maria e região

Gestores do Estado e dos municípios abrangidos pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Santa Maria, participam de uma oficina que conta com consultores do Hospital Samaritano de São Paulo e tem por objetivo aprimorar o desempenho gerencial e melhorar a qualidade da assistência prestada via Sistema Único de Saúde (SUS) na região. As atividades iniciaram  nesta segunda-feira (9), em Santa Maria, com reunião de diretores e técnicos dos departamentos de Ações em Saúde, de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, da Assessoria Técnica de Planejamento e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e da 4ª CRS.

A oficina prossegue amanhã, dia 10, pela manhã, com reunião ampliada e a participação de prefeitos e secretários de saúde e das direções dos hospitais da região. O objetivo é contribuir e instrumentalizar gestores visando à reorganização da rede de saúde na região, abrangendo desde a atenção primária nos municípios até a alta complexidade, avaliando e redefinindo fluxos de atendimento, vocação de cada serviço e estabelecimento de saúde.

A ideia é reavaliar necessidades e readequar o atendimento para atender as demandas de saúde nos municípios e na região. Também é prioridade rever o papel de hospitais de pequeno porte, a partir da estrutura e capacidade instalada disponível em cada instituição para atendimento SUS, implementando, se necessário, a revisão de contratos.
Amanhã à tarde, a reunião será feita com o grupo designado por portaria para acompanhar a implantação do Hospital Regional de 
Santa Maria para avaliar e debater providências finais para a conclusão das obras, a definição das especialidades e serviços a serem oferecidos , bem como  o início do atendimento à comunidade. Este tipo de oficina deverá ser estendido a outras regiões de Saúde do Rio Grande do Sul em cronograma a ser estabelecido.



Fonte: Secretaria Estadual da Saúde
Foto: Andréa Menezes / Arquivo - SES/RS