TOPO Header Ads

MAIS NOTÍCIAS DE JÚLIO DE CASTILHOS EM radiocidade1.com

17 novembro, 2015

Júlio de Castilhos - Guerreiros em campo

 
O quero-quero é sempre o primeiro a dar o alarme quando algum intruso invade seus domí­nios. É uma ave briguenta que provoca rixa com qualquer outra espécie habitante da mesma campina. As capivaras tiram bom proveito da convivência com o quero-quero, pois, conforme a entonação, o grito dessa ave pode significar perigo. Então os grandes roedores procuram refúgio na água.

O quero-quero é uma ave típica da América do Sul, sendo encontrado desde a Argentina e leste da Bolívia até a margem direita do baixo Amazonas e principalmente no Rio Grande do Sul, no Brasil. Habita as grandes campinas úmidas e os espraiados dos rios e lagoas.
Nos jogos entre as equipes da SER Castelo x Nova Ramada e União x Alegrete, no domingo, 15/11, em Júlio de Castilhos duas aves revesavam nos cuidados do ninho que estava no gramado do Estádio Municipal Miguel Waihrich Filho e em algumas oportunidades chegavam até tentarem picar os atletas que passavam por perto, em uma demonstração de amor aos filhos e preservação da espécie, verdadeiros guerreiros em campo.


Fotos: Caio Portela
Dados da ave: Wikiave
Da redação da Rádio Cidae1