TOPO Header Ads

JÚLIO DE CASTILHOS É CAMPEÃO DA ENESPREF 2017

29 novembro, 2015

Júlio de Castilhos - Dia de Campo abordará conservação do solo

O tema abordado será a conservação do solo, em alusão ao Ano Internacional dos Solos.
A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária(Fepagro), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Departamento de Solos da Santa Maria (UFSM), promoverá um Dia de Campo na Fepagro Sementes, em Júlio de Castilhos, no dia 2 de dezembro. O tema abordado será a conservação do solo, em alusão ao Ano Internacional dos Solos. O evento começará no CTG de Júlio de Castilhos às 10h30, com inscrições no local, seguido da abertura oficial e do almoço. As visitas às estações experimentais no Centro de Pesquisa da Fepagro estão agendadas para as 13h30.

Serão quatro estações mostrando resultados de pesquisa do Projeto Mais Água e demonstrando, a campo, estratégias de manejo adequado do solo. Também será avaliado o efeito das práticas conservacionistas nas perdas de água, solo e agroquímicos. Os temas abordados em cada estação são: “Rotação de culturas e plantas de cobertura na melhora das propriedades do solo e no controle das perdas de água e solo”, “Controle das perdas de água e solo pela quantidade de biomassa e escarificação em sistema de plantio direto”, “Controle das perdas de água e solo com terraço em sistema de plantio direto” e “Pesquisa e ensino em Ciência do Solo”.

O Projeto Mais Água, coordenado pela Fepagro, conta com a participação de nove instituições e uma equipe com mais de 100 profissionais. Seu objetivo é aumentar o armazenamento de água no solo e sua disponibilidade às plantas, além de melhorar a qualidade da água superficial e do lençol freático. Por sua importância, foi listado como projeto prioritário, na área de Agricultura e Pecuária, no Acordo de Resultados do Governo do Estado.



Fonte: Fepagro/RS