TOPO Header Ads

MAIS NOTÍCIAS DE JÚLIO DE CASTILHOS EM radiocidade1.com

23 outubro, 2015

Confira regras do Enem - O que pode e o que não pode

Mais de 7,7 milhões de pessoas farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrem neste fim de semana em todo o Brasil. Somente no Rio Grande do Sul, são 418.951 candidatos inscritos no exame, que começa neste sábado (24) com as provas de ciências humanas e ciências da natureza.

O Enem tem ampliado seu peso na vida dos estudantes. A partir de 2009, a prova que servia para avaliar o ensino médio, ganhou forma de vestibular e já é adotada pela maioria das universidades federais como única forma de seleção. 

Veja dicas para administrar o tempo no Enem
Para evitar que o estudante cometa algum erro e perca a prova após toda a maratona de estudos, a Gaúcha preparou um guia com todas as regras. Confira:

Não sei meu local de prova. Como faço?
O candidato deve acessar o site enem.inep.gov.br e conferir o cartão de inscrição. Nele consta o endereço do local de prova.

Até qual horário devo chegar para a prova?
Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h. Quem chegar depois desse horário não entra. As provas começam meia hora depois do fechamento do portão, às 13h30.

O que é preciso levar para fazer a prova?
O estudante precisa levar um documento de identidade com foto – vale carteira de identidade, carteira de motorista, entre outros. Outro item obrigatório é a caneta esferográfica, que deve ser de tinta preta e fabricada em material transparente. 

Devo levar o cartão de confirmação da inscrição?
Apesar de não ser obrigatório, o MEC orienta que o candidato leve também o cartão de inscrição, já que nele constam todas as informações sobre o exame. 

O que não é permitido levar no dia do exame?
Não é permitido portar  lápis, borrachas, livros e qualquer dispositivo eletrônico como calculadoras, celulares, tablets, relógios. Não é permitido também usar óculos escuros e boné. Quem for ao local de prova com algum desses objetos deve guardar o material em um porta-objetos fornecido pela organização do exame.

Qual a duração das provas?
No sábado o candidato terá quatro horas e meia para responder 90 questões de ciências humanas e de ciências da natureza. No domingo são cinco horas e meia para 90 questões de português, matemática e mais a redação.

Quando posso deixar o local de prova?
Apenas depois de transcorridas duas horas do começo da prova o candidato poderá deixar a sala.

Quando posso deixar a sala com o caderno de questões?
A partir dos últimos 30 minutos de prova. Se for um dos três últimos participantes, só será liberado após assinar a Ata de Sala.

O que pode zerar a redação?
Entregar a folha de texto em branco ou escrever menos de oito linhas; fugir ao tema proposto, desrespeitar os direitos humanos, copiar trechos da prova; escrever impropérios ou fazer desenhos; fugir da proposta de texto dissertativo-argumentativo.

Programe-se
Enem 2015: 24 e 25 de outubro (sábado e domingo)
Horário: 13h (os portões abrem às 12h)
Primeiro dia: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Segundo dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação
Tempo de prova: 4h30 no primeiro dia e 5h30 no segundo


Fonte: Rádio Gaúcha
Foto: Ilustrativa