Júlio de Castilhos teve representação na 7ª conferencia Estadual de Saúde

O município de Júlio de Castilhos participou da 7ª conferencia Estadual de Saúde, em Porto Alegre, através do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sr. Jorge Antônio Neves, Rafael Camargo, Rogério de Paula e Nara Vestena.

Cerca de duas mil pessoas, entre delegados e convidados, participaram da 7ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, que teve início na manhã de sexta-feira (18.09), no Auditório Araújo Vianna em Porto Alegre.
Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, o evento reúniu delegações de todas as regiões do Estado até o domingo (20/9).

A presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS), Célia Chaves, que também preside a Conferência, ao abrir os trabalhos, ressaltou a importância do processo conferencial para a saúde pública. Ela também destacou ser necessário o resgate da cidadania no SUS. “A conferência tem um caráter importante de resgatar o SUS e garantir que ele sobreviva com universalidade e integralidade. Precisamos defender a democracia, não podemos retroceder”, afirma.

O secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, lembrou que o SUS é o maior sistema de imunização do mundo, bem como o maior em transplantes. “As pessoas desconhecem a magnitude do SUS, pensam que ele é somente atendimento médico e hospitalar”. Gabbardo afirmou que um dos maiores problemas do sistema, atualmente, é a crescente demanda judicial. “Nosso Estado é o que apresenta o mais alto índice de judicialização do Brasil, cerca de 50% das ações são oriundas do Rio Grande do Sul”. Conforme ele, é impossível cumprir as demandas existentes e, também, as ações judiciais.




Informações: Conselho Estadual de Saúde
Texto: Marcia Camarano (MTB 5910)
Foto: Neusa Jerusalém –SES/RS (MTB 6132)
Colaboração: Luis Antônio Rosa
Edição e 1º parágrafo: Caio Portela/Portal De Tudo Na Net