TOPO Header Ads

MAIS NOTÍCIAS DE JÚLIO DE CASTILHOS EM radiocidade1.com

08 setembro, 2015

Júlio de Castilhos - Agricultura familiar na praça

A agricultura familiar corresponde à produção agropecuária realizada por pequenos produtores em que o sistema agropecuário é mantido pelo núcleo familiar e, no máximo, por alguns poucos funcionários assalariados. Essa prática refere-se, portanto, a pequenas propriedades rurais.

A importância da agricultura familiar está na produção de alimentos que essa atividade realiza.

Não se pode generalizar, mas, na maioria dos casos, os produtores familiares não utilizam grande quantidade de agrotóxicos, fato que associa, muitas vezes, a agricultura familiar à agricultura orgânica. Outra característica é que esse segmento da economia agrícola não emprega uma grande quantidade de maquinários, algo mais comum nas grandes propriedades, não havendo, portanto, a substituição do trabalhador do campo pelos equipamentos.

Em Júlio de Castilhos existem feiras, nas quais os agricultores trazem seus produtos para serem comercializados diretamente aos consumidores, feiras como a que acontece aos sábados pela manhã, na Praça Manoel Alvarenga (Foto) ao lado do Palanque Oficial.

Este ano a Agricultura familiar terá espaço na na 54ª EXPOJUC.

No local também está a Casa do artesão, onde a comunidade pode encontrar produtos confeccionados por pessoas que têm nas mãos sua principal ferramenta de Trabalho.



Foto: Caio Portela
Texto: Rodolfo A. Pena (Escola Kids)/ Caio Portela (Portal De Tudo Na Net)