TOPO Header Ads

MAIS NOTÍCIAS DE JÚLIO DE CASTILHOS EM radiocidade1.com

17 setembro, 2015

Extintor de incêndio em carros não será mais obrigatório

A decisão foi anunciada poucos dias antes da obrigatoriedade do extintor ABC

O uso do extintor de incêndio em carros passa a ser optativo no Brasil. A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nesta quinta-feira, poucos dias antes da obrigatoriedade de circular com o extintor do tipo ABC, anunciada para o dia 1º de outubro.

– Tivemos encontros com representantes dos fabricantes de extintores, corpo de bombeiros e da indústria automobilística, que resultaram na decisão de tornar opcional o uso do extintor – explicou o presidente do Contran e diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alberto Angerami.

Por enquanto, circular sem o equipamento ou com ele vencido no carro é considerado infração média, com multa de R$ 127,69 e mais cinco pontos na carteira de motorista. O fim da obrigatoriedade do extintor para carros começará a valer a partir da publicação da resolução, o que deverá ocorrer nos próximos dias, segundo o Denatran.

A obrigatoriedade continua para todos os veículos utilizados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.

O Denatran tomou a decisão após constatar, por intermédio de estudos e pesquisas, que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos resultaram em maior segurança contra incêndio. Entre as quais, o corte automático de combustível em caso de colisão.



Fonte: Diário Gaúcho
Foto: Luiz Armando Vaz / Agência RBS