TOPO Header Ads

Crise e mormo suspendem desfiles farroupilhas ( Confira lista de cidades do RS)

Levantamento da Federação das Associações dos Municípios do RS

Pelo menos 120 cidades gaúchas suspenderam os desfiles farroupilhas de 2015 devido ao risco da doença do mormo nos cavalos e por contenção de gastos das prefeituras. O levantamento da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) apontou 118 cancelamentos em 196 prefeituras.

No entanto, Chuí e Hulha Negra também não vão realizar os tradicionais desfiles e não constam na lista divulgada pela entidade. Entre as regiões mais afetadas está o noroeste do Estado.

Conforme o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de Giruá, Fabiam Thomas, 90% dos municípios da região não realizarão o tradicional evento devido à falta de recursos. O vice-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairoli Calegaro, afirma que o cancelamento em diversas cidades reflete a situação atual do Estado.

"Pela questão do mormo, e muitos tiveram dificuldade na realização dos exames, tanto em fazer, dificuldades financeiras também". Calegaro ainda ressaltou que a situação de tantos cancelamentos é inédita no Rio Grande do Sul. 

Há também a suspensão dos festejos em cidades da Região Central do Estado, como Santa Maria, Caçapava do Sul e Tupanciretã, e no Sul, como São José do Norte e Capão do Leão. Os municípios de Santana do Livramento, São Borja e Bagé também cancelaram os eventos de 2015.

Desfile em Porto Alegre

O Desfile Farroupilha acontece neste domingo (20), a partir das 8h30, em Porto Alegre. O tema deste ano será Campeirismo Gaúcho e a sua Importância Social e Cultural - Os 180 anos da Revolução Farroupilha. 
Veja cidades que cancelaram o evento:



Fonte: Rádio Gaúcha
Foto: Caio Portela / Portal De Tudo Na Net

Nenhum comentário

O Site DeTudoNaNet não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado. Obrigado

Tecnologia do Blogger.