Castilhenses participam do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Nos dias 17 e 18 de setembro, foi dado início aos trabalhos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 2015, na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Participaram desse primeiro encontro a Coordenadora Local, Professora Vera Lúcia Machado e a Coordenadora Orientadora de Estudos, Professora Tatiane Culau Vieira, ambas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até 8 anos de idade sejam alfabetizadas plenamente. Para isso, ele contempla a participação da União, Estados, Municípios e Instituições de todo o país.

O PNAIC tem 4 eixos de atuação: avaliação em larga escala; gestão, mobilização e controle social; material didático; e formação continuada de professores, este considerado o principal deles. É fundamental o aperfeiçoamento dos conhecimentos didáticos para que a fase de alfabetização não deixe para trás nenhum aluno.

A Coordenadora Geral do PNAIC, Profª Drª Elenise Sangoi da UFSM, fez um apelo durante a formação para que nenhum município deixe de acreditar no Pacto, porque esse é o caminho para manter uma educação de qualidade dentro de um programa que oferece formação gratuita aos professores e material didático, que contribui para o aprendizado de todos os alunos.

Todos os professores da rede municipal de ensino que atuam do 1º ao 3º ano irão participar das formações do PNAIC e terão apoio das coordenadoras municipais do programa e da SMECT.



Créditos: Liziane Bohrer
Portal De Tudo Na Net