TOPO Header Ads

Bezerro não vem de cegonha para levarem sem nosso consentimento, disse produtor

A imagem a cima é para iniciar este conteúdo informativo e que tem como objetivo chamar a atenção para a importância que se deve ter para o combate ao abigeato.

Reuniões estão acontecendo em Júlio de Castilhos (Confira AQUI) para buscar uma solução ao problema, os órgãos responsáveis pela segurança têm que ser alertado para o que está acontecendo com os criadores, disse o grupo de produtores reunidos na busca de soluções.

Hoje, terça-feira, 22, um  morador de um distrito próximo a cidade, a exemplo de tantos outros, ficou horas acompanhando o nascimento de um bezerro, auxiliando no Parto. - "Bezerro NÃO vem de cegonha, vem de dentro da vaca, este trabalho normalmente não é divulgado, parecendo que o bezerro chega de cegonha e pode ser levado de qualquer forma, sem nosso consentimento, isto tem que acabar", disse o cidadão.

Outra reunião ficou para ser realizada em Júlio de Castilhos, entre órgãos competentes, produtores e imprensa.

Um pouco sobre o Parto de um Bezerro (Fonte: EMBRAPA):
          
No parto o animal perde em média 80 kilos de peso entre o feto, líquidos fetais e as membranas que envolvem o próprio feto. Isto acarreta uma mudança muito brusca que ocorre em poucas horas levando a um certo desconforto para o animal. É um momento de muito estress e quando podem aparecer inúmeros problemas para os quais devemos ficar atentos.

Devemos interferir ao mínimo no parto. Os partos problemas, isto é, aqueles chamados distócicos, ocorrem com pouca freqüência e neste caso a interferência deve ser de maneira a causar o mínimo de danos, tanto à vaca quanto ao bezerro. Uma ajuda leve para evitar complicações não fará mal algum para ambos, porém, em casos que se apresentam de forma mais grave devem ser acompanhados por um Médico Veterinário ou sob sua supervisão. É comum neste período que as pessoas envolvidas muitas vezes não tem treinamento adequado, intervêm de forma inadequada e acabam causando mais problemas e quando o Veterinário é chamado a chance de resolver o problema diminui drasticamente. Esta decisão de chamar o Veterinário deve ser tomada o quanto antes.



Fotos Ilustrativas/reprodução Google
Portal De Tudo Na Net

Nenhum comentário

O Site DeTudoNaNet não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado. Obrigado

Tecnologia do Blogger.