TOPO Header Ads

54ª EXPOJUC é lançada na Casa da FARSUL, na EXPOINTER

Foto: Assessoria de Imprensa EXPOJUC
A Casa da Farsul recebeu na tarde de quarta-feira (2/9) representantes de sindicatos rurais e produtores de todo o Estado no tradicional evento de lançamento de exposições e feiras agropecuárias do interior do RS. O evento, que neste ano comemora 15 anos, contou com a presença do presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, do Secretário de Agricultura, Ernani Polo, do Secretário de Transportes. Pedro Westphalen, e do diretor e presidente de Comissões e Feiras da Federação, Francisco Schardong e do superintendente estadual do Banco do Brasil, Edson Bündchen.

O presidente destacou as ações que foram tomadas num passado recente pela agricultura, quando começou a renegociar as suas dívidas, fortalecendo o setor na atual conjuntura. “Quero cumprimentar os presidentes dos sindicatos pela rede de bons negócios que foi instaurada no nosso Estado. Se não fosse o esforço de vocês, as coisas se tornariam mais difíceis, principalmente considerando o cenário atual do País”, afirmou Sperotto. 

O superintendente do Banco do Brasil, Edson Bündchen, anunciou recursos de R$ 300 milhões para as feiras do interior. “Haverá verba suficiente para a demanda de animais, criação e engorda”, disse. Segundo ele, o BB estenderá até 21 de setembro as condições que estão sendo praticadas na Expointer, com juros de 14,2 a 14,9% ao ano e prazo de pagamento de até dois anos. 

Em seu pronunciamento, Ernani Polo ressaltou a importância dessas feiras para o setor. “Procuraremos estar presentes em todas elas”, afirmou. Sperotto aproveitou a oportunidade de presença de autoridades do meio rural para solicitar apoio a fim de estimular que todos façam o Cadastro Ambiental Rural (CAR) antes do final do prazo, em maio de 2016.

Confira os municípios que lançaram suas feiras agropecuárias

Não Me Toque, Júlio de Castilhos, Bagé, Pinheiro Machado, Arroio Grande, Camaquã, Herval, Alegrete, Cruz Alta, São Borja, André da Rocha, São Gabriel, Pedro Osório, Vale do Paranhana
São Luiz Gonzaga, Santa Vitória do Palmar, Quaraí, Rosário do Sul e Jaguarão

Lançamento 

O evento também foi palco do lançamento do livro O Javali do Pampa – Alternativas de manejo frente a um novo desafio, de La Hire Mendina Filho, Marcelo Osório Wallau e Tiago Xavier dos Reis. 

Os presentes também conheceram o projeto de livro Expointer. Com apoio institucional da Farsul, a Quattro Projetos e a Sicom Comunicação o livro contará a história da exposição por meio de fotos e será lançado em 2017, quando se comemora a quadragésima edição da Feira no Parque Assis Brasil, em Esteio. A publicação será assinada pelo fotógrafo José Alvarenga.

O evento terminou com show de Jorge Freitas e banda.



Fonte: Sistema FARSUL/SENAR
Tecnologia do Blogger.