TOPO Header Ads

MAIS NOTÍCIAS DE JÚLIO DE CASTILHOS EM radiocidade1.com

21 agosto, 2015

Hospital Bernardina Salles de Barros, 80 anos na comunidade


- Entidade com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS

Há 80 anos, em 25 de agosto de 1935, nascia em Júlio de Castilhos, o Hospital  Nossa Senhora da Piedade, alterado mais tarde para HOSPITAL  BERNARDINA  SALLES DE BARROS, numa homenagem  à esta senhora que, em seus últimos dias de vida, num gesto de altruísmo e amor ao próximo, pediu que fosse doada a sua morada para a construção, numa área também doada de 2,8ha, de um hospital de caridade.

Ao longo dos anos, o Hospital foi ampliado, passou por diversas construções e reformas que se fizeram necessárias, contando sempre com a generosidade e apoio da comunidade, bem como de alguns auxílios federais, estaduais e municipais.

É o único estabelecimento hospitalar existente no município para prestar serviços de internações e procedimentos que envolvem pediatria, cirurgia, fisioterapia, radiologia, obstetrícia, clínica geral, entre outros.

Não visa lucros e foi considerado de Utilidade Pública Federal através do Decreto lei nº 69713, de 07-12-1971, de Utilidade Pública Estadual conforme Título nº 001176 da  Secretaria Estadual do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, de Utilidade Pública Municipal conforme Lei nº 460 de 29/11/1965, inscrito no  Conselho Municipal de Assistência Social e é uma  Entidade Filantrópica reconhecida pelo Ministério da Previdência Social.

Atualmente o Hospital possui 62 leitos, distribuídos em enfermarias, quartos, apartamentos e suítes. Atende pacientes, na sua maioria, cerca de 80% internados pelo SUS, diversos convênios e alguns pacientes particulares.

O corpo clínico é constituído por 11 profissionais, em diversas especialidades, tendo como Diretor Técnico responsável Dra. Lúcia Londero Hoffmann. Implantou em novembro de 2009 atendimento de plantão médico em turno integral, 24 horas por dia. O que garante o atendimento a todos os casos de urgência e emergência.

No ano 2012, foi realizada a reformulação dos Estatutos Sociais. O Hospital é  administrado por uma Provedoria. Atualmente a administração está sendo exercida por um Conselho Gestor. Este Conselho Gestor está constituído por pessoas representativas da comunidade, eleitas em assembléia em março de 2015.

A aspiração de Bernardina Salles de Barros não acabou, continua com o espírito comunitário de luta do povo Castilhense e na força de pessoas idealistas que também sonham com uma instituição sólida e organizada.
3 – Finalidade da Instituição

MISSÃO :
Desenvolver e proporcionar assistência hospitalar de média complexidade (pronto socorro de urgência/emergência, maternidade, bloco cirúrgico, centro de diagnóstico por imagem), com qualidade, para a população local e regional baseada na gestão auto-sustentável.

VISÃO :
Ser referência em diagnóstico por imagem e ser referência em cirurgias pediatras 2016 na região central do Estados RS.

VALORES:
- Ética –  respeito aos indivíduos, aos processos  e ao patrimônio
- Humanismo – trabalhar  com amor
- Trabalho em equipe – participação de todos  no trabalho realizado
- Transparência -  ser claro, objetivo, honesto
- Qualidade – melhorar sempre o desempenho das atividades
- Responsabilidade Social - decorre da visão abrangente da contínua prestação de serviços e interação com a sociedade

PRINCÍPIOS DO CÓDIGO DE ÉTICA:
 Sigilo dos prontuários dos pacientes, honestidade, lealdade, confiabilidade, profissionalismo técnico, seguro profissional.

Esta entidade tem como finalidade principal desenvolver e proporcionar assistência hospitalar de qualidade, para as pessoas de todos os grupos sociais da população local e regional com apoio da gestão pública.

4- Composição da Provedoria
A Provedoria eleita e empossada em março de 2015 por Assembléia Geral conforme relação a seguir, exerce as atividades delegadas e previstas estatutariamente, sem remuneração.
Conselho Gestor:
Presidente: Bernardo Quatrin Dalla Corte
 1º - Vice-Presidente: Alécio Zen
2º - Vice-Presidente: Genézio Silva
1ª - Secretária: Paulo Ricardo Machado Weissbach
2ª - Secretária: Giovani Duzac renner
1º-  Tesoureiro: Orandir Langone
2º - Tesoureiro: Jorge Mario Rubin

Conselho Consultivo:
Hélio Basílio Siqueira
Nélio Marks
Sérgio de Assis Librelotto  Rubim
Viviana Martini Dias
Maria de Fátima Scherer Trevisan
Suplentes:
Olga Bonini Paulo Cezar Turra
Celso Bohrer bólico
Conselho Fiscal:
Magareth Mário da Rosa
Renato  Maximiliano Perobelli Ceolin
Valdonei Facco Lago



Portal De Tudo na Net/Leonardo Dalla Nora(Adm / Fin. do Hospital)